NARRAR HISTÓRIAS, CONSTRUIR MEMÓRIAS:
O LIVRO DE ARTISTA E SEU PROCESSO
Edição Campinas
Este catálogo é resultado da exposição de mesmo nome realizada no Instituto Pavão Cultural entre 4 de agosto a 2 de outubro de 2021.
A exposição contou com a participação de dezessete artistas mulheres, sendo dez delas integrantes do Grupo de Estudos 'Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos' - Cristina Bottallo, Fabiola Notari (Peruíbe), Irene Guerreiro, Lídice Salgot (Piracicaba), Renata Danicek, Sandra Lopes, Margarida Holler (Jacareí), Christina Parisi, Marcia Gadioli e Marina Alves.
Lucimar Bello foi nossa artista homenageada.
Para maior interação com a cidade, o grupo convidou seis artistas de Campinas e região - Alice Grou, Ana Almeida, Helena Giestas (Valinhos), Marilde Stropp, Norma Vieira e Vera Orsini.
Mais de 30 livros de artista ocuparam o espaço expositivo do Instituto Pavão Cultural.
FESTIVAL EXPERIMENTAL
LIVRO DE ARTISTA EM VÍDEO
Edição 2020
Partindo da premissa que o Núcleo de Livro de Artista é um abrigo propulsor onde a obra é processo, experimentação, construção e consequentemente uma aquisição de conhecimento surge a ideia do Festival Experimental de Livros de Artista em Vídeo. A ideia do Festival se iniciou, despretensiosamente em encontros que se sucederam desde maio de 2020 entre pesquisadores artistas.
Foram recebidas 62 inscrições de artistas de vários estados do Brasil que proporcionaram deliciosas surpresas na apreciação de cada trabalho. A preocupação dos artistas com a cenogra a, qualidade de luz, a pluralidade e amplitude de sentidos, proposição sonora instigaram outros tantos pensamentos acerca do deslimite que é a exploração poética e narrativa ao transpor um objeto material, manuseável para uma mídia audiovisual.